quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Exposição e Ciclo de conferências “ A Póvoa de Varzim na Grande Guerra”‏




A 13 de novembro, às 21h30, será inaugurada, no Museu Municipal, uma exposição sobre “A Póvoa de Varzim na Grande Guerra”.

Em 27 de julho de 1914 a Europa e, rapidamente, o mundo mergulharam numa guerra terrível onde as novas tecnologias bélicas iriam provocar um morticínio nunca visto até então. Uma após outra, as nações viram-se arrastadas para uma espiral de violência quer em terras da Europa quer nas longínquas colónias de África.

Numa fase inicial Portugal entra na guerra contra os alemães na fronteira Sul de Angola e Norte de Moçambique. De todo o país e igualmente da Póvoa de Varzim partem milhares de jovens mal preparados, mal equipados e muitas vezes mal comandados. Eles irão ser vítimas das doenças e dos combates numa guerra que ainda não tinha sido formalmente declarada entre Portugal e Alemanha.

Em 9 de março de 1916, após o apresamento dos navios alemães que estavam internados nos portos portugueses, a Alemanha declara guerra a Portugal e pouco depois iniciam-se os preparativos para enviar tropas para as trincheiras da Flandres.

A exposição pretende mostrar o impacto que este conflito teve numa terra como a Póvoa de Varzim assim como as alterações que foram introduzidas na vida dos poveiros e dos portugueses em geral. Serão apresentadas, igualmente, as mudanças na arte da guerra e o impacto que este conflito terá no desenvolvimento acelerado de algumas tecnologias.

Estarão patentes algumas dezenas de dioramas da autoria de Carlos Briz onde se poderá ver, em miniaturas de notável qualidade, a recriação de cenas do conflito nas várias frentes da Guerra.

O Museu Municipal aceita marcações de visitas orientadas à exposição para grupos escolares ou outros.

Com a exposição arranca, também, um ciclo de conferências com o mote “A Póvoa de Varzim na Grande Guerra”. A primeira, a 13 de novembro, será proferida por Sérgio Veludo, da Escola Superior de Educação do Porto, sobre “Como Portugal entrou na Guerra”. Segue-se, a 27 de novembro, a apresentação do livro “Moçambique na I Guerra Mundial - Diário de um Alferes Médico“, da autoria de Teresa Araújo, Diretora do Arquivo Municipal da Póvoa de Varzim.

Em dezembro, irão realizar-se duas sessões: no dia 4, sobre “Macimboa da Praia: 50 anos depois da Iª Grande Guerra em Moçambique”, por Rui Faria; no dia 11, a propósito d’ “A Logística Portuguesa na Iª Grande Guerra”, pelo Sargento-ajudante José Manuel Alves dos Santos.


A última sessão será a 8 de janeiro de 2016, intitulada “A memorialização da Iª Grande Guerra”, por José Manuel Flores Gomes.